sábado, 25 de outubro de 2008

Olá pessoal!

Vamos interagir!

Atualmente vivemos plugados com um mundo digital, sendo assim necessitamos aprimorar a competência virtual, buscando uma atualização constante; para que a construção de conhecimentos também aconteça com a inclusão digital.

Carla Andréa Moschen

Um comentário:

Cátia Hoisler disse...

Olá a todos !
Marta gostaria de saber como devo proceder para postar neste blog os trabalhos da Ludoteca, já que só tenho permissão para fazer postagens no outro .
Bjs Cátia

O desafio do ensino-aprendizagem da leitura:

Segundo Ezequiel Theodoro da Silva, em que pese a complexidade teórica dos processos de ensinar, todas as pessoas já ensinaram e aprenderam muitas coisas no transcurso de suas vidas. E estamos até agora ensinando, aprendendo e lendo. E vamos continuar nesse processo de ensino, aprendizagem e leitura, porque o ensinar, o aprender e o ler são os primeiros sustentáculos do processo de conhecer. Assim, o conhecimento, a construção do conhecimento pelo outro que é meu aluno, coloca-se como compromisso primeiro de todo professor. Ou seja, para promover verdadeiramente o conhecimento junto aos seus grupos de estudantes, em um determinado contexto escolar e no decorrer do tempo, o professor tem de ensinar bem, e para ensinar bem ele deve aprender sempre e ler continuamente ao longo da vida. Portanto, nosso desafio é o de não ser um mero transmissor de conhecimentos, mas um professor que saiba ler criticamente o mundo e, a partir das suas sínteses pessoais, possa organizar programas pedagógicos que possibilitem o diálogo e interação com seus alunos. Mas, acima de tudo, é preciso recuperar a mudança da mentalidade de que a aptidão para organizar a aprendizagem reside num planejamento que jogue mais com a certeza de que o mais importante é , a criatividade e a imaginação.
Várias são as discussões sobre as diferentes estratégias para a prática da leitura e a iniciação literária. No entanto, o que se conquistou até o momento ainda não é definitivo. Por isso, é necessário que se continue buscando uma mudança mais profunda, não só nas metodologias, mas na mentalidade.
E, para essa primeira reflexão convido a todas e todos a se perguntarem:
Qual o nosso papel no processo de formação do aluno-leitor?Como facilitar a formação do hábito da leitura, desse prazer para que ele perdure atéa maturidade do indivíduo?

http://www.caxias.rs.gov.br/nidi/_upload/midiateca_523.pdf

Regulamento para uso laboratório de informática


O Laboratório de Informática têm como principal objetivo atender professores, alunos e funcionários da Instituição no desenvolvimento de trabalhos e pesquisas, além de servir como suporte didático.
Fica sobre a responsabilidade da vice-direção e professores abrir/fechar o laboratório, sendo que as reservas devem ser feitas em planilha na coordenação da escola junto à secretaria.
Cabe ao professor fazer o agendamento e o plano de uso do laboratório e apresentá-lo a coordenação pedagógica previamente.

1. Horários


O Laboratório de Informática é livre para uso dos professores/alunos, nos três turnos de funcionamento da escola: manhã, tarde e noite.

2. Orientações aos alunos

2.1 Utilize os equipamentos (computadores, impressoras,gravador de CD, etc.) do laboratório de informática para uso escolar.
2.2 Grave seus arquivos em disquete e ou CD. Não nos responsabilizamos pela perda dos arquivos.
2.3 O aluno ficará responsável por gravar seus CD´s. Será da consciência do mesmo a utilização do gravador apenas para finalidades escolares.
2.4 Submeta seus disquetes ao programa de antivírus.
2.5 Traga folhas, caso queira imprimir.
2.6 Solicite sempre auxilio de seus professores.
2.7 Quando houver aula em laboratório, é proibido o uso de computadores por pessoas não vinculadas à escola.
2.8 Não é permitido comer (balas, chocolates, lanches, etc.), beber, fumar e utilizar telefone celular nas dependências dos laboratórios de informática.
2.9 Não é permitido utilizar a Internet para acessar sites de conteúdospornográficos ou inadequados (mesmo vindos por e-mail). Acessar sites de festas, fotolog´s, blog´s, etc., sites de comunidades (Orkut, Gazzag, Youtube etc.) e utilizar o computador para jogar.
2.10 Não é permitido alterar configuração dos computadores (papel de parede, cores, ícones, etc.).
2.11 É expressamente proibida a instalação de softwares, hardwares e demais periféricos nos laboratórios sem autorização. Bem como solicitar cópias de softwares sem licenças.
2.12 É expressamente proibido, abrir os computadores do laboratório, trocar cabos, mouse, fones, teclados, CPU, vídeos e outros.
2.13 Seja responsável como usuários de seu equipamento para que todos os demais alunos da escola possam usufruir o mesmo privilégio seu, em dispor do equipamento.

A utilização da Internet leva-nos a acreditar numa nova dimensão qualitativa para o ensino, através da qual se coloca o ato educativo voltado para a visão cooperativa.
Além do que, o uso das redes traz para a prática pedagógica um ambiente atrativo onde o aluno se torna capaz, através da auto-aprendizagem e de seus professores, de poder tirar proveito dessa tecnologia para sua vida.

Aliar as novas tecnologias a processos e atividades educativas é algo que pode significar dinamismo, promoção de novos e constantes conhecimentos, e mais que tudo, o prazer do estudar, do aprender, criando e recriando, promovendo a verdadeira aprendizagem e renascimento constante do indivíduo, ao proporcionar uma interatividade real e bem mais verdadeira, burlando as distâncias territoriais e materiais.

Significa impulsionar a criança, enfim, o sujeito a se desfazer da persona da passividade.Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Programa de capacitação para os alunos para habilitá-los no uso de softwares.

Word

Apresenta vários recursos de elaboração de textos, tornando mais fácil e rica a produção de textos e trabalhos, por meio deles é possível incluir diversos tipos de fontes, estilos, bordas, figuras, margens, parágrafos. Além de ajudar nas habilidades lingüísticas, com os editores de textos podemos elaborar atividades de criação de relatórios, cartas, livros e jornais. A criatividade depende do professor.

Paint

Os alunos irão criar seus desenhos livremente e pintar com criatividade. Imprimindo podendo ser utilizados em outras atividades.Buscar imagens (fotos, gravuras, etc) em arquivos e com o mesmo alterando conforme a necessidade.

PowerPoint

Oferece recursos de efeitos de sons, esquemas de animação, botões de ação, transição de slides, gravação de narração, etc. e assim estimulando a curiosidade e também pode ser aplicado para todas as disciplinas na apresentação de trabalhos, palestras, desenvolvimento de aulas para apresentação de conteúdos programáticos.

Excel

É uma boa opção para se ensinar Matemática, trabalha com números, fórmulas, funções, gráficos e tabelas.Software educacional.

Os softwares aplicativos (tratamento de texto, planilhas, base de dados, software gráfico, software para cálculo etc.) podem ser considerados como abertos do ponto de vista da informática. Oferecem a possibilidade de construção de macro-comandos similares aos procedimentos de linguagem de programação clássica.

Sendo softwares especializados, destina-se a uma atividade com conteúdo preciso como esquematizar, classificar objetos ou resolução de problemas numéricos.


Elaborado pela profª Marta Borges